quarta-feira, 2 de junho de 2010

VAIDADE E GANÃNCIA



Padre Antonio Vieira, nascido em 6.2.1608, em Lisboa e falecido em 18.7.1697, em Salvador, Bahia, foi um gigante da oratória sacra, gênio literário, autor de textos filosóficos, com conselhos éticos, morais e religiosos; defensor da nossa população indígena e insistente na libertação dos escravos; foi também diplomata no reinado de D. João IV, com atividades em Roma e Espanha; contrário a invasão dos holandeses no Brasil, dentre outros desafios. É dele o alerta:
“Todos temos dentro de nós, agindo com maior ou menor intensidade, dois demônios: a vaidade e a ganância! É necessário combatê-los!”
Com efeito, a vaidade subtrai o bom senso e nos faz nos afastar do que é correto e salutar.
A ganância é o sentimento, a vontade do homem de possuir somente para si tudo aquilo que existe. Isso sempre fez parte da existência humana nos tempos idos, como nos relatam a História Antiga e os Textos Bíblicos.
Pois é. Mas a vaidade e a ganância são realidades abusivas e até irreprimíveis nos dias que correm. Verificamos suas práticas e seus efeitos diariamente, com raras e louváveis exceções, a começar nas nossas relações mais estreitas, passando para aqueles que administram as atividades comerciais, industriais, financeiras, sociais, meios de comunicação, administração do bem público e tudo o mais do nosso mundo globalizado. As notícias aí estão e não nos deixam mentir.
A cultura moderna incentiva a vaidade, obrigando o homem a se tornar brilhante, poderoso, conquistador. Fica embriagado pelo poder, renega seus sentimentos límpidos e suas virtudes. Não pode haver fracassos com atitude pessoal narcisista, hedonista. Fica voltado para si mesmo esquecendo-se dos seus semelhantes.
A ganância agasalha a vontade irreprimível pela riqueza material, pelo dinheiro e tudo aquilo que ele pode comprar. Associa-se às mais diversas formas de poder, influencia as pessoas, chegando ao cúmulo da formação de quadrilhas, de complôs, de assembléias dispostas a corromper os menos avisados, manipulando e enganando, atingindo o extremo de tirar a dignidade e até a vida dos que enfrentam os gananciosos.

Seu combate é diário. É necessária a reflexão pessoal, deixar de lado as relações hostis, pensar e praticar a solidariedade, não se sucumbir às falácias e às falsas realidades externas. Não ser vulnerável à corrupção dos títulos, às falsas homenagens, as adulações e às riquezas. É uma resistência moral e instintiva de todos e de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!