segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O CHAMADO DE DEUS Á VIDA

Chegamos ao final do ano: refletimos sobre nossas ações passadas, lembramos dos nossos tropeços e nos regozijamos com os planos que fizemos e se concretizaram. Agradecemos ao Criador por mais um ano de vida com a família; conhecidos e crescem as nossas esperanças para 2008.
Nós que seguimos as regras da Santa Igreja também devemos nos instruir para bem praticar a vida com dignidade, salvaguardar os bens deste mundo, protegendo o meio ambiente; praticar e contribuir para a vida cultural, econômica, política e social com as regras tão necessárias para o desenvolvimento integrado de todos os homens e mulheres, com paz, solidariedade e justiça. Mais do que nunca vamos acolher os ensinamentos do Evangelho: nos Textos Sagrados deparamos com “... a fé que salva a esperança que ilumina e a caridade que ama.”.
Todos nós fomos criados à semelhança de Deus, cf. Gênesis l.16 e seguintes; ao nos analisarmos temos consciência de que somos pessoa, única, iirrepetível e distinta dos outros seres humanos. Somos também distintos na relação com os demais seres humanos, agindo com o diálogo, a participação, a solidariedade, o amor, a amizade e mesmo a confrontação com nossos semelhantes. Com referência ao mundo em que vivemos temos uma relação e uma abertura próprias com a comunidade, através do nosso trabalho, das festas e das celebrações que participamos procurando entender e processar essa relação fazendo o bem e evitando o mal, procurando a justiça e a verdade para todos nós.
Devemos pedir a ajuda do Deus da Vida para elevar o ser humano, considerando a realidade de todos e de cada um, realizando boas ações, segundo os ensinamentos da Santa Igreja, tendo em conta que temos corpo e alma, somos dotados de razão, de maneira a distinguir as diferentes relações existentes do nosso dia-a-dia.
A pessoa então é chamada a viver uma subjetiva aberta, vivendo com racionalidade: os cristãos têm assim uma subjetividade importante para todos. Não podemos e não devemos negar nosso semelhante; não devemos encará-lo apenas como uma medida que corresponda às nossas necessidades e às nossas expectativas.
Em Mateus 7,12 encontramos: “Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês também façam vocês a eles..” e também “quem ouve minhas palavras e as põem em prática é como o homem prudente que construir sua casa sobre rocha...” idem, 7.24.
É assim, por conseguinte, que o ser humano deve acolher o dom do amor e da vida dados por Deus, com todo seu ser, alma e corpo, razão e querer, oração e ação, vida familiar, social e comunitária. “O homem se fortalece quando compreende as inevitáveis necessidades da vida social, assume as exigências multiformes da solidariedade humana e se responsabiliza pelos serviços à comunidade humana.”, cf. “Gaudium et Spes”, n. 31.
Repetimos aqui o fundamento basilar da Doutrina Social da Igreja: ver, julgar, agir e avaliar. Procure a paz solidária, colocando-se no lugar do outro de modo a promover o diálogo. Não responder violência com violência. Interessar-se pela existência familiar e da comunidade
.Com essa modesta exposição, desejamos a todos um Bom Natal e um Ano Novo de realizações, pedindo ao Criador proteção e à Virgem Maria que nos embale no decorrer do próximo ano, com a prece do 10o. Plano de Pastoral de Conjunto, n. 246, pg. 129:Ed. 2004/2008. Edit. N. S. da Paz:
“Senhor Jesus/ Redentor nosso, / Somos Teus servos, somos Teus amigos; / para cumprir Tua missão/ não paraste num único local, / não tiveste onde reclinar Tua cabeça./ sempre levastes os discípulos às águas mais profundas./ Fica conosco Jesus./ Livra-nos do comodismo que sufoca a missão./ Envia-nos aos que não Te conhecem./ As que tendo Te conhecido, vivem como se fossem pagãos./ Aos que tendo Te conhecido de Ti já se esqueceram./ Orienta nossos passos rumo aos pobres e sofredores./ Abre nossos olhos aos novos ambientes da missão./ Leva-nos enfim às terras onde quiseres./ Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!