sábado, 26 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 – FRATERNIDADE E AVIDA NO PLANETA


A partir de 9 de março, quarta-feira de cinzas e se estendendo por toda Quaresma,a Campanha da Fraternidade para este ano, instituída pela CNBB –Conferência Nacional do Bispos do Brasil, aborda o tema “Fraternidade e a vida o planeta” com base na questão ecológica vêm ocasionando os maiores adversidades para nossa população e para nosso meio ambiente, objetivando:

Viabilizar estudos para formação da consciência ambiental, estabelecendo responsabilidades e suas implicações.

Promover a discussão das questões ambientais nas sociedades, nas Igrejas, nas demais religiões, escolas, serviços sociais e com as autoridades respectivas.

Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global, observando sua área local, regional, o contexto nacional e planetário.

Valer-se das experiências próprias e adotar as experiências alheias de modo a superar os problemas ambientais, mostrando efetivamente a responsabilidade de cada um e de todos, de modo a manter o bom meio ambiente.

“Ver, julgar, agir e avaliar” é o propósito da Campanha da Fraternidade deste ano, não se esquecendo que este é o lugar que Deus nos deu para bem vivermos e convivermos e que nos destinou para a administração da terra e de toda criação que aqui vive.

O lema da Campanha, extraído do Livro Romanos, Capítulo 8, versículo 22 - “A criação geme em dores do parto”, como bem discorrem os bispos responsáveis pela sua divulgação, trata-se do gemido da criação que aparece hoje na deterioração do nosso ambiente em razão de uma exploração descuidada, irresponsável, imediatista e gananciosa dos recursos do planeta.

O homem vem exercendo uma pressão incrível no nosso ecossistema a partir da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, séc. XVIII, e que vem aumentando desmedidamente , havendo necessidade de novas e urgentes técnicas de conservação, prevenção e mitigação ambientais, evitando, em especial, a contaminação das fontes e cursos de água, dos solos, a poluição atmosférica e a substituição indiscriminada da cobertura vegetal nativa, com a redução dos habitats silvestres.

A preocupação com o meio ambiente sustentável teve um marco na década de 1960 quando a zoóloga, bióloga, ambientalista e escritora americana Rachel Carson (27.5.1907 – 14.4.1964) lançou o livro “Primavera silenciosa” (“Silent Spring”) tratando do uso indiscriminado dos insumos agrícolas. Há assim, a partir daquela década, o estudo para alcançar o equilíbrio entre os interesses econômicos e conservacionistas de modo a atingir melhorias na qualidade vida da população e o desenvolvimento sustentável.

As recentes catástrofes que nos chegam ao conhecimento diariamente pelos meios de comunicação ocorridas no nosso planeta nos demonstram que não devemos ficar inertes e silenciosos . Na própria região de Minas Gerais verificamos inúmeros rios e seus afluentes sempre sujos, com a mata ciliar devastada, desmatamento afoito, utilização dos nossos morros com a edificação de casas sem o mínimo de segurança, etc.

Lembram-se do rio sagrado Jordão, utilizado por séculos para o batismo da metade da humanidade, cristãos, judeus e muçulmanos; há dois milênios Jesus foi ali batizado em suas águas puras, margeadas com salgueiros, tamareiras e caniços, hoje é um lamaçal no qual se misturam esgoto e resíduos de tóxicos da agropecuária. As autoridades proibiram o batismo naquele conhecido curso de água.

Vamos refletir, estudar e aplicar nossas experiências para a defesa do nosso planeta.Preservemos nosso ambiente para nós e nossos descendentes.

Charlie Chaplin nos alertou: “Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; ficamos empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Precisamos não só de máquinas, mas de afeição, de ternura; sem essas virtudes a vida será de violência e tudo será perdido.

Recordamos e parodiamos a canção de Vinicius e Toquinho, de 1974, “Carta ao Tom”: “... é meu amigo só resta uma certeza é preciso “salvar” a natureza, é preciso inventar de novo o amor.. “



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!