domingo, 22 de maio de 2011

METEORITO de SÃO JOÃO NEPOMUCENO

Visitando o Museu Nacional da UFRJ, sediado na Quinta da Boa Vista, S. Cristóvão, RJ, deparamos na sala de exposição de meteoritos, no 2º. Pavimento, dentre muitos encontrados no Brasil, a metade de um, na vitrine, com a seguinte inscrição: “São João Nepomuceno (?)”.

A grande maioria das amostras dos meteoritos consta dos catálogos à disposição dos visitantes, com suas características, a saber: peso, estrutura, composição mineral, quando, como e onde foi encontrado em terra e em que época foi entregue ao museu.

A propósito, “meteorito”, segundo o “Aurélio”,vem a ser “o meteoróide qu cai na superfície da terra depois de ter produzido meteoro”; o Dicionário Kougan-Larousse, de Antonio Houaiss , assim define: “objeto sólido que se desloca no espaço interplanetário e que atinge a terra sem estar completamente vaporizado.”

O de São João Nepomuceno ainda é um mistério parcial para tantos que se dedicam ao estudo do cosmo, da geologia e ciências afins, aqui no Brasil e nos Estados Unidos.

Com efeito, em contato a Professora Elizabeth Zacolatto, que trabalha naquele museu, ficamos sabendo que o meteorito foi entregue naquela instituição em janeiro de 1960 pelo Dr. Silvio Fróes de Abreu, geólogo, pesquisador, infelizmente já falecido, sem,, no entanto, precisar em que circunstâncias o meteorito foi encontrado na cidade de São João Nepomuceno.

A despeito da falta dessa dado, o material foi objeto deestudo, chegando=se à seguinte conclusão resumidamente: o meteorito tem cerca de 15 kg, e, em 1973, foi dividido em duas partes, e metade foi remetida para Washington, Estados Unidos, ao SMITHSONIAN INSTITUTION,onde foi percucientemente examinado pelos seus técnicos e cujas características geológicas e cosmológicas constam do Catálogo do Smithsonian Institution e do Catálogo do Museu Histórico de Londres, sob o título:”Catalogue of Meteorites = São João Nepomuceno, Minas Gerais, Brasil”.

E mais: no período de 2 a 6 de agosto de 2004, deu=se aqui no Rio de Janeiro o 67º. Encontro Anual da Sociedade de Estudos de Meteoritos, e a Profa. Elizabeth apresentou seu trabalho aos cientistas presentes inteiramente focado no “nosso” meteorito. Sua curiosidade, agora, já que a ela nos identificamos, como o meteorito chegou às mãos do dr. Abreu.

Por conseguinte, é nosso intuito e no interesse da ciência e da cultura saber de algum dos nossos conterrâneos, ainda que não residentes em São João Nepomuceno, tem algum conhecimento do assunto,para que passemos esses dados ao Museu Nacional, vale dizer, quando o Dr.Abreu esteve na “garbosa”, em que circunstâncias o objeto foi localizado, e em que vizinhança da nossa cidade? Os dados podem ser encaminhados ao nosso e-mail: tjosebambno@yahoo. com.br.

Ficamos aguardando e agradecemos o empenho dos nossos leitores.

Um comentário:

  1. Boa noite. Meu nome é Rodrigo Pinheiro e tenho todas as respostas a respeito desse meteoro.

    ResponderExcluir

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!