domingo, 22 de maio de 2011

O BAIRRO DE SÃO CRISTOVÃO, RIO DE JANEIRO E SUAS ATRAÇÕES CULTURAIS E RELIGIOSAS

O bairro de São Cristóvão, RJ, passou a abrigar a residência da família real portuguesa , quando, em 1808, aqui chegou D. João; seu conterrâneo Elias Antonio Lopes doou à família real sua residência; D. João agradeceu e e ampliou as obras de sua casa , iniciando a construção de outros prédios, no que foi acompanhado depois por D. Pedro I e por D. Pedro II. No final do século XIX, quando o Brasil deixa de ser colônia, o bairro já era um marco para nossa história.

Presentemente, o bairro apresenta contrastes da vida sócio-econômica, com vasta população de emigrantes nordestinos, um comércio que luta pela sua sobrevivência, mas nos apresenta um patrimônio histórico de grande valor e digno de ser mostrado a tantos turistas e àqueles que se interessam por nossas raízes históricas.

De plano, vamos encontrar a QUINTA DA BOA VISTA e o MUSEU NACIONAL, era ali o requintado palácio da família real. O Museu Nacional, uma das unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abrigando grande acervo, resultado de pesquisas e de estudos da zoologia, botânica e antropologia social, assim como o Jardim Zoológico muito bem tratado com inúmeros exemplares da nossa fana nacional e de animais da África, em área ajardinada e arborizada.

A Casa da Marquesa de Santos, na Av. Pedro II,prédio preservado nas suas características arquitetônicas do estilo neoclássico, com frontões triangulares, platibanda com jarros, símbolos da cultura Greco-romana, gradis artísticos; seu interior é deslumbrante , com móveis e utensílios da época, pinturas murais de beleza impar, objetos pessoais e de decoração da família portuguesa e de sua histórica moradora, a Marquesa de Santos.

Hospital Frei Antonio, o antigo Lazareto. Na Rua São Cristóvão n. 870, vamos deparar com essa arquitetura edificada pelos padres jesuítas em 1759, sendo o governador o Conde de Bobadela, Gomes /Freire de Andrade; serviu de abrigo aos portadores da lepra; sua construção está preservada, possui jardins, alamedas, uma capela, o prédio com ladrilhos portugueses, mobiliário conservado, quadros com óleo sobre tela etc. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1985, é administrado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária. O antigo hospital, hoje desativado, é possível fazer sua visitação, mas com a autorização da Irmandade que a administra.

Bairro de Santa Genoveva. Localizado na Rua São Cristóvão n. 446, e sua construção teve inicio nos albores do século XX. Consistia numa vila operária criada pelo Visconde de Moraes, José Eurico Pereira de Moraes, líder da colônia portuguesa no Brasil. Há uma capela dedicada a Santa Genoveva, segundo os historiadores uma réplica em miniatura da Basílica de Sacre Coer de Montmarte, França; todas as ruas do bairro receberam os nomes que lembram sua Santa, como Rua Savero, Rua Geronia, Praça Nanterre, Rua Lutecia etc. A pavimentação das ruas com paralelepípedos trazidos de Portugal e na entrada um pórtico que lembra o Arco do Triunfo. As ruas com amendoeiras, bancos de pedra e postes com lampiões elétricos.

O Campo de São Cristóvão. Passou por diversas reformas ao logo do tempo. A arquitetura atual foi assinada por Sérgio Bernardes e inaugurado em 1958. No seu entorno surgi a feira dos nordestinos, que de sábado a dmongo encontrávamos barracas com a venda de comida típica, rapadura,carne de sol, pamonha, etc. e a festa com músicas daquela região; em 2002 a Prefeitura , na sua reformulação do bairro, reformou o pavilhão ainda sob a orientação de Sérgio Bernardes, mas que faleceu em 15 de junho sem ver concretizada a sua recuperação predial. Hoje o pavilhão abriga os antigos nordestinos que exploravam a feira, mas agora com stands bem montados, bem administrados, oferecendo com higiene os quitutes nordestinos; possui dois palcos abrigados por toldos semelhantes ao chapéu de couro dos boiadeiros do norte e nordeste do país, pistas de dança, restaurantes. Freqüentado com assiduidade todos os fins de semana.

Igreja de São Cristóvão. Construída na época à beira do mar, pelos jesuítas, no terreno pertencente à Ci. De Jesus, sesmaria doada pó Estácio de Sá, 1565. Após o aterro da praia, o local foi denominado Praça Padre Seve, em homenagem ao Pároco Ricardino Artur Seve, fundador da Escola Paroquial de São Cristóvão., estabelecimento gratuito que sobrevive com doações populares e direcionado a principio aos filhos dos operários e pescadores do bairro. A Igrejinha passou por reformas, descaracterizando sua arquitetura primitiva. Sua última reforma ocorreu em 2001, com limpeza da Igreja, sua pintura, recuperação do telhado, limpeza da imagem do padroeiro, em bronze, sobre pedestal, que, lamentavelmente, foi furtada em 15 de setembro de 2001. Após esforços de todos ,em 25 de julho de 2002, outra imagem foi colocada no mesmo lugar, em solenidade prestigiada pelo Cardeal Dom Eusébio.

Igreja de Santa Edwiges da Quinta da Boa Vista, hoje Santuário Arquidiocesano de Santa Edwiges. Localizada na Rua Fonseca Teles, 109, ´e de arquitetura moderna, criada pelo decreto de 1 de janeiro de 1945 pelo então Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Jaime de Barros Câmara. É dirigida pelos Padres Estigmatinos; sua festa é em 16 de outubro, com missas de hora em hora, a partir das 6 da manhã até às 20 horas; é nessa data o auge da visitação dos fiéis; é a padroeira dos pobres e endividados. Em 30.5.2010 a Igreja foi elevada à categoria de Santuário por ato do Bispo da Arquidiocese do RJ D.Orani João Tempesta.

Museu Militar Conde de Linhares. Sediado na Av. Pedro II, 383. Possui exposições permanentes sobre: Evolução de armamentos; Sala Major Elza , homenageando a brilhante enfermeira que foi a primeira voluntária para a 2ª. Guerra Mundial; FEB – espaço com destaque de objetos de uso pessoal dos Pracinhas, armamentos americanos e alemães utilizados na 2ª. Guerra; Tropa em marcha – exposição destinado a mostrar evolução dos meios de transporte militar; Pátio dos Blindados – com diversas viaturas blindadas e canhões do Exército Brasileiro.Mensalmente há apresentações de corais, bandas de coreto e exposição de veículos antigos.

Essas as principais atrações de ordem cultural e religiosa do nossobairro de São Cristovão, que vale a pena conhecer.

3 comentários:

  1. GOSTEI MUITISSIMO,IREI CONHECER E OBRIGADA PELAS DICAS.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grande Túlio, visito com certa frequência a área de São Cristóvão, conheço a maioria dos locais indicados por você, normalmente de bicicleta, evito o carro... com a exceção do Bairro de Santa Genoveva que tem placa de exclusividade dos moradores, portão eletrônico, guarita com segurança e se comporta como condomínio. Só é possível ver o topo da igreja da Pedro II. Acha justo?

    ResponderExcluir

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!