quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ver, julgar e agir


Segundo os anais da Santa Igreja, foi o Padre Joseph Cardjin, belga, nascido em 18.11.1882 e falecido em 25.7.1967, que criou a expressão “ver, julgar, agir”. Dedicou sua vida em promover a cidadania, a paz e a igualdade social; fundou o movimento “Young Christian Workers”, Juventude Cristã Operária – Joc, através do qual surgiram outros grupos e movimentos do apostolado dos leigos.

Foi Cardjin que sugeriu ao Papa João XXIII, em meados de 1960, que editasse uma encíclica retratando a evolução da questão social segundo os ensinamentos da doutrina cristã. Cardjin preparou um dossiê de 20 páginas com suas idéias, inspirações e investigações.

Em 15.5.196l veio a público a obra “Mater et Magistra”, por ocasião dos 70 anos da revolucionária “Rerum Novarum”, do Papa Leão XIII, versando sobre as condições dos trabalhadores. A “Mater et Magistra” baseou-se no método “ver,julgar, agir”, ao proclamar :

“Para levar a situações concretas os princípios e as diretrizes sociais, passa-se ordinariamente por três fases: o estudo da situação concreta; segundo, a apreciação da mesma à luz

desses princípios; terceiro, o exame e a determinação do que se pode e deve fazer para aplicar os princípios e as diretrizes à prática, segundo o modo e o grau que a situação permite ou reclama... “ n. 213.

Com efeito, a socialização é um aspecto característico da época em que vivemos, apresentando alteração progressiva da convivência entre as pessoas, com comunicação das várias formas de vida e de atividades humanas, não podendo olvidar os acontecimentos históricos, a evolução das descobertas científicas e técnicas, o progresso dos setores produtivos, na indústria,no comércio, na pecuária, na agricultura etc.

Por conseguinte, a “Mater et Magistra” prevê a remuneração do trabalhador com critério e justiça, ajustando o progresso econômico e social, a propriedade privada e pública , devendo respeitar o mundo econômico e a harmonia da vida do trabalhador e da sua família

.

Cardjin ainda fez outros pronunciamentos ao longo da sua vida eclesial e pública, relembrando aqui o resumo do seu pronunciamento em 1935, no lo. Congresso Internacional da |JOC:

Lideres e membros devem aprender a ver, julgar e agir. Ver o problema do seu destino temporal e eterno; julgar a situação presente, os problemas, as contradições, as demandas de um destino eterno e temporal; agir com vistas à conquista do seu destino temporal e eterno.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!