terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Oração de Formatura Mater Ecclesiae 2005

Revmo Padre D. Estêvão Tavares Bettencourt,Srs. Padres, Senhores Professores e Professoras, Senhores e Senhores, Caríssimos Colegas:
 
É o momento de tamanha ventura e satisfação falar em nome dos formandos de 2005 da Escola MATER ECCLESIAE; é um encanto, um verdadeiro presente participar desta solenidade, elevando ao Criador nossas orações e agradecimentos por esse auspicioso encontro.

Exatamente nas primeiras semanas de março de 2002 iniciamos nossa peregrinação de estudantes ; tínhamos cerca de 30 alunos; abalanço-me a dizer que pouco sabia o que seria ministrado no curso, muito embora tenha sido criado na Religião Católica, e por ser o mais idoso da turma, 62 anos então, assisti, nos idos da infância, na minha cidade natal, São João Nepomuceno, Minas Gerais,as missas em latim, as normas do catecismo, os ensinamentos das regras de conduta e de moral mais firmes e rigorosas.

No decorrer do curso que se encerra hoje, adquirimos os necessários e uteis conhecimentos de maneira a reforçar nossa fé,dando-nos recursos para entender e transmitr as verdades cristãs, os princípios de moral, de solidariedade e de justiça, de paz e de amor, dentre outros. Lamentamos que dos 30 iniciais, só dez alunos presentes e estudiosos estão recebendo hoje seus certificados.Aqui nos recordamos de Ruy Barbosa, advogado, filólogo, mestre da linga portuguesa, do idioma de Shakespeare e de Voltaire, jornalista, senador da república, orador eloquente, homem público de moral inatacável, um esteio pessoal nos meus estudos e na profissão de advogado, que nos lembra que as atitudes humanas dependem da nossa inteligência , de estudar profundamente sobre aquilo que nos dispomos a fazer, da vontade e da oportunidade para desenvolver nossos projetos .

Os dez formandos completam hoje parte de seus projetos. Lembramos ainda que o Curso MATER ECCLESIAE, que tem como símbolo a nau com sua vela enfunada pelo sopro do Espírito Santo e da qual fomos tripulantes privilegiados , mas também é a ponte que nos transporta com segurança nossa vida, nossa fé e nossa razão, nosso propósito de conhecer e transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo, a ponte que nos permite ir para a outra margem do rio e agora devemos ensinar e passar aos nossos irmãos o que nos foi ministrado nesses três anos e meio de aulas, estudos, opiniões, debates, dramatizações, trabalhos e provas.

É a nossa parte do mandato deixado por Jesus para anunciar o Evangelho : “Ide, fazei que todas as nações se tornem discípulos , ensinando-as a observar tudo quanto vos ensinei, eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. “ MT,28, 10 – 20. Por oportuno, queremos registrar e agradecer o empenho e a dedicação dos nossos professores Amilson Orzecjovski. Celio Nascimento de Azevedo, Fábio Macereau, Rafael Jose da Silva Xavier, Ronald Candido dos Santos e o Padre Ruy Félix, que com seus métodos de ensino, com inteligência e destemor nos ajudaram e nos incentivaram nessa jornada. Nossa amizade e nosso preito de gratidão.

E as nossas professoras? Como diria Frank Sinatra: “so beautiful, so nice,, so lovely...” À professora Edileia da Silva Santos, a pedido da turma e em nosso próprio nome, expressamos nosso carinho e reconhecimeto pelas suas aulas sempre motivadoras, despertando o interesse de seus alunos, fazzendo uma dinamização que nos incentivaram a estudar, prosseguir nos estudos e transmiti-los a outros. Á professora Leda Ventura Carneiro – nossa paraninfa – relembramos nossas paralavras de que como professora comparava-a às sinfonias de Tchaikowsky. Suas aulas são expressivas, melodiosas e harmoniosas, são irreparáveis, passa seus ensinamentos com propriedade, integralmente, motivando-nos a estudar e nos deu o justo conceito nas matérias que nos lecionou. Registramos nosso reconhecimento pelos beneficios que, como docente responsável, assídua e interessada, nos foram legados.

Nossa homenagem especial a DOM ESTÊVÃO TAVARES BETTENCOURT, religioso, piedoso, sempre estudando e transmitindo seus conhecimentos,mesmo dos assuntos mais modernos que agitam nossa existência atual, dando seu testemunho de maneira clara e compreensiva. O Curso Mater Ecclesiae , que tão bem dirige,é uma referência de ensino religioso , reconhecido “Urbi et Orbi”. Seus escritos, suas cartilhas e as apostilas das matérias do mencionado curso primam pela boa teoria pedagógica , há uma faina de bem escolher o assunto para suas composições literárias, e tudo é bem disposto e bem apresentado por Dom Estêvão como um verdadeiro e oportuno orquestrador. Creio D.Estevão que o senhor é para nós uma referência como pesquisador estudioso dos temas religiosos, os princípios da moral e da boa conduta. Permita-me registrar, fazendo eco com tantos outros que o admiram e o respeitam que o senhor é fiel a seus princípios, não apresenta qualquer falha na missão e na vocação a que se propôs.

Queremos, irmanados com nossos colegas formandos, apreswentar nossos agradecimentos a nossa coordenadora e geremte dp curso, Maria Fernanda Leiras e à colega Josete , a secretária do curso, as quais, ao longo desses três anos e meio, promoveram o estudo em questão, incentivaram todos nós e deram o melhor de si culminando com esta formatura. Finalente, queremos chamar a atenção dos meus colegas formandos para que não se realizem, mas estejam sempre se realizando, isto é, continuem a estudar, a reforçar seu conhecimento, a prosseguir na sua peregrinação , aliando a fé à razão,, como nos lecionou o saudoso Papa João Paulo II.

Continuemos a estudar Ruy Barbosa, a personalidade marcante de quem já falamos, falecido em março de 1923, em Petrópolis, mas em 21 de março de 1921, na tribuna do senado, declarou: ‘De coração enjoado da política , renuncio à cadeira de senador: não tenho meios de conseguir nada além dos princípios a que consagrei minha vida; estudante sou, nada mais, fraco jurista, mau sabedor, mesquinho advogado, pouco mais sei do que saber estudar.” Estivesse hoje entre nós, com os momentos que estamos vendo nos jornais e na televisão, repetiria a frase que o tornou célebre: “ De tanto ver prevalecer aa desonestidade, tem-se às vezes vergonha de ser honesto.” Caríssimos colegas: nada somos e de tudo dependemos da fé na Santa Igreja e da doutrina católica e dos ensinamentos da Sagrada Escritura. Como nos asseverou S. Paulo: “Deus, nosso salvador, quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” 1 Tm 2, 3 – 4. Vamos prosseguir na nossa peregrinação. Não vamos esmorecer, vamos perseverar Meus respeitos e muito obrigado. Tulio José Bambino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!