sexta-feira, 5 de abril de 2013

BRICS. ECONOMIA MUNDIAL. ECONOMIA NACIONAL

O grupo BRICS formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul , tem por objetivo a associação política e de cooperação num estágio de mercado emergente do seu desenvolvimento econômico. Fundado em 2009, seus representantes, os titulares do Poder Executivo de cada país, demonstram “o conteúdo de seu crescente poder econômico em sua importância geopolítica...”
A economia mundial, no momento, segundo recente relatório da ONU – Organização da Nações Unidas, após recuperação anêmica e desigual , com crise financeira, registra: “a economia global está à beira de uma grande recessão...” aí incluindo os Estados Unidos, a União Européia, a Zona do Euro, a China, o Japão, o Brasil, a América Latina. Os diários comentários da TV e da Internet dão conhecimento da situação da Ilha de Chipre, Itália, Portugal e Grécia nesse desagradável e temeroso momento econômico.
A economia nacional também fica prejudicada com o desequilíbrio qu se constata além fronteiras. “Um espirro na economia mundial transforma-se numa epidemia pulmonar no Brasil...” repetiam nossos ancestrais. Contudo, nossa economia é hoje a terceira mais atrativa do mundo. Temos um mercado forte, bom volume de reservas internacionais, diversidade nos projetos de desenvolvimento da indústria, da agropecuária, do comércio exterior, da pesquisa e extração dos minerais, em especial o petróleo, o pré-sal etc.
Revendo a história econômica do Brasil recordamo-nos da extração do pau brasil, a do ouro, prata, cobre e pedras preciosas, tudo comercializado de maneira solerte pelos nossos colonizadores e que não recompensavam nossos trabalhos e esforços nacionais. A industrialização do país só surgiu após a crise da cafeicultura; surgiram as indústrias de pouca tecnologia , com a fabricação de tecidos, de alimentos, sabão, velas etc.
Hoje, o Brasil ocupa lugar entre as dez primeiras economias do planeta, sendo a agropecuária a principal atividade produtiva, destacando-se ainda a indústria de bens de capítal, as atividades de serviços de informação, intermediação financeira, seguros, atividade previdenciária empresarial.
O encontro das comitivas da BRICS, em março deste ano, em Durban, na Árica do Sul, a Presidente Dilma Rousseff ressaltou que o Brasil aplica modelos de desenvovimento econômico com inclusão social, esperando que as pessoas saiam da pobreza e se tornem cidadãos e consumidores. A criação do Banco do Brics vai colaborar
para o crescimento das regiões ocupadas pelos cinco países do grupo com trabalhos de mútuo apoio. Pediu a reforma da estrutura do FMI Fundo Monetário Internacional para propiciar mais espaço dos paises em desenvolvimento para discussão e solução de seus problemas nacionais, dentre outras assertivas necessárias, justas e úteis para a coletividade.
Reli algumas lições do inigualável compêndio ECONOMIA, de Paul Anthony Samuelson , dos Estados Unidos, nascido em 15.5.1915 e falecido em 13.12. 2009, Prêmio Nobel de Economia de 1970, dentre outras agraciações, fundador da economia moderna, contribuidor para o sistema vigente de exame, detecção de problemas e desenvolvimento social, examinador dos ciclos econômicos, da importância dos bens públicos, da disciplina do comércio internacional e da microeconomia, ensinando que:

“ Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem dinheiro, a utilização de empregar recursos produtivos escassos que poderiam ter aplicação para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribui-las para consumo agora e no futuro entre diversas pessoas e grupos sociais.”

“A Economia faz fronteira com outras importantes disciplinas acadêmicas, Sociologia, Ciência Política, Psicologia e Antropologia e são, todas, ciências sociais cujo estudo avança sobre o de Economia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!