quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quadro de Portinari



De 09 de outubro a 24 de novembro deste ano, em Belo Horizonte, vai ser exibido para o público, o quadro GUERRA E PAZ, de Cândido Portinari, no antigo Cinema Teatro Brasil, hoje VRM Centro de Cultura.

Há três anos o Projeto Portinari, a ONU, o Governo do Brasil e diversas empresas públicas e privadas se empenharam em trazer para nosso solo as obras do famoso Portinari .

O painel compõe-se de diversos quadros medindo cerca de 14m x 10 m, com traços de tinta a óleo, estilo modernista (iniciado em 1952 e concluído quatro anos depois, elaborado a pedido do então Presidente JK, mineiro saudoso e valoroso para nós) doado para a nova sede da ONU, nos Estados Unidos. Há três anos a obra veio para nossas plagas para ser restaurada.

E Portinari? Nasceu em Bradowsky, SP, em 20.12.1903, falecendo no RJ, em 6.2.1962; artista plástico mundialmente consagrado, com cerca de 5 mil obras, integrando pequenos esboços e também painéis gigantescos. Lembramos “O lavrador de café”, “Milagres de Nossa Senhora”, “Via Sacra”, “A Sagrada Família”, “Meio ambiente”, “Colhedores de café”, “Mestiço”, “Menino com pião”,”Sapateiro de Bradowsky””, a pintura mural no edifício da Biblioteca do Congresso em Washington, Estados Unidos e muito mais.


Ressaltamos que na inauguração do painel Guerra e Paz, na ONU, os Estados Unidos não permitiram a ida de Portinari sob o argumento de que o consagrado artista tinha ligações com o Partido Comunista Brasileiro.

Portinari estudou no Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Belas Artes. Ganhou em razão de suas obras e estudos uma medalha de ouro e uma viagem a Europa, em 1928. Vive em Paris e se dá com diversos artistas da época como Von Dongen e Othon Friese além de conhecer a uruguaiana Maria Martinelli, com dezenove anos, com ela se mantém até o final de seus dias.Retorna ao Brasil em 1931, prossegue com seu trabalho ingente e apreciado pelos críticos, pela imprensa pelos amantes da arte e o público em geral.

Portinari, no entanto, em 1954 apresenta grave intoxicação, pelo chumbo, na composição das tintas que usava diariamente. A doença se agrava e ele desobedece as ordens medicas, prosseguindo na sua tarefa; tem claustrofobia e muitas vezes era encontrado desmaiado no seu atelier, onde falece.



Sua memória, suas obras e seu talento são reconhecidos por todo o tempo e proclamados pela humanidade.

Um comentário:

  1. Vocês tem mais informações sobre Maria Martinelli? Gostaria de saber.
    grata

    ResponderExcluir

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!