segunda-feira, 24 de março de 2014

LUIZ GAMA – LUTAS PELA LIBERDADE




Os resquícios prejudiciais da história do colonialismo em nossa terra prejudicam nosso viver até hoje, notadamente o elitismo, o conservadorismo e o preconceito.

Tomamos conhecimento da vida de um lutador pela liberdade da igualdade de viver dos nossos patrícios conhecido por LUIZ GAMA, nascido em Salvador, em 21.6.1830, e falecido em São Paulo, em 24.8.1882, identificado como LUIZ Gonzaga Pinto da GAMA. Nascido de mãe negra e pai branco foi escravo até os 10 anos, analfabeto até 17; foi para a cidade paulista aprendeu a ler e a escrever; começou a redigir em jornal de pequena circulação, inúmeras noticias, poesias, dedicou-se ao estudo do Direito e passou a defender pessoas na primeira instância dos tribunais como rábula, por não ter formação acadêmica, atuando em causas, na maioria das vezes, a favor dos escravos.
Luiz Gama


Raul Pompéia, escritor e poeta, 1863 /1865, admirava-o pela sua batalha nos tribunais e pela linguagem escorreita e esplendorosa de seus escritos, recordando que Luiz Gama declarou em uma das suas contestações que “o escravo que mata seu senhor, em qualquer circunstância, mata em legítima defesa. ”

Luiz Gama faleceu antes mesmo da declaração da Abolição da Escravatura de 13/5/1888.

Em 1930, no Largo do Arouche - SP foi erigido um busto em sua homenagem, a pedido da comunidade negra.

No governo de Getúlio Vargas foi promulgada a Lei 1390, de 03/6/1951 de autoria de Afonso Arinos, muito criticada e pouco eficiente.

Atualmente, a Lei Federal 9459 se 13/5/1997, definiu os crimes resultantes do preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Como nos esclarece o historiador Joel Rufino dos Santos, até hoje “... negro é uma invenção do branco, uma prisão em que a civilização capitalista moderna trancou africanos e afro descendentes”.

Chico Xavier também afirma que “discriminação, exploração e diferença de oportunidades ainda existem na sociedade brasileira e precisam ser combatidas cotidianamente. Somos todos iguais.”

Ver, julgar, agir e avaliar, como nos ensina a Doutrina Social da Igreja.


                                           

Um comentário:

  1. Luiz Gonzaga Pinto da Gama - libertou mais de 100 escravos, era temido nos tribunais por seus oponentes.Constitui um excelente exemplo de superação. Congratulações pelo texto.

    ResponderExcluir

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!